Pesquisador da UEPB vai gerenciar projeto para desenvolver vacina de Covid-19 na USP

Roberto Carlos Júnior é natural de Sousa e trabalha no Nutes, em Campina Grande

Foto: Ascom

O pesquisador do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Roberto Carlos Júnior, foi selecionado como gerente de projeto para o estudo “Desenvolvimento de vacina para SARS-CoV-2 utilizando VLPs”, liderado pelo professor Jorge Kalil, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). As pesquisas são desenvolvidas junto ao Incor (Instituto do Coração).

Roberto Carlos foi selecionado por meio de entrevista com Jorge Kalil. Como já trabalhava no Nutes com as ferramentas necessárias para o projeto de gerenciamento, foi aceito.

“A vacina é uma realidade que acontecerá em questão de tempo e trará grande impacto a toda população. Não há dúvidas que é um grande privilégio fazer parte deste momento”, disse o pesquisador, que é biomédico e tem mestrado na UEPB em análises clínicas e microbiologia.

A pesquisa

O objetivo é utilizar a plataforma de vacinas baseadas em partículas vírus símile (vírus like particles, ou VLP), conjugando sequências peptídicas do SARS-CoV-2 aos Q²VLPs e VP1VLPs da proteína Spike, utilizando-os como mecanismo de entrega de antígenos peptídicos aos componentes celulares do sistema imunológico.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *