Ministro anuncia retomada do bombeamento da Transposição para a Paraíba

Água deve começar a chegar na Paraíba até o fim deste mês, segundo o ministro do Desenvolvimento Regional

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Suspenso desde o mês de fevereiro deste ano, o bombeamento das águas da Transposição do Rio São Francisco para a Paraíba foi retomado desde o último sábado (09) e a expectativa é de que a água volte a chegar no Estado até o fim deste mês. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, ao participar hoje da inauguração do Complexo Aluízio Campos, em Campina Grande.

Essa semana o Ministério Público Federal recomendou a retomada do bombeamento das águas para a Paraíba. Técnicos do MPF visitaram o canal e o açude Cacimba Nova, em Pernambuco, e constataram que a situação de risco do reservatório vem sendo equacionada pelo Governo Federal. “A nossa meta é que na segunda quinzena a água volte a chegar em Monteiro”, avisou o ministro Canuto.

Meses atrás moradores da cidade de Monteiro denunciaram a existência de rachaduras e avarias ao longo do canal da Transposição. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), os problemas receberam reparos técnicos e não afetam o funcionamento do sistema.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *