Sem bombeamento, Transposição do São Francisco tem rachaduras e plantas no concreto

Em alguns lugares moradores relatam que plantas, nascidas dentro do Canal, já têm até um metro de altura

Foto: Edvaldo José

A última vez que o canal da Transposição das Águas do Rio São Francisco recebeu água foi há mais de três meses. De lá para cá tem surgido rachaduras e até plantas nas margens e dentro do canal de concreto. A denúncia de abandono no Eixo Leste está sendo feita pelo vereador da cidade de Monteiro, no Cariri do Estado, Ricardo Menezes (Cajó). Ele conta que sem a água do Velho Chico os moradores ribeirinhos têm passado dificuldades na região.

“Não temos uma resposta concreta do Governo Federal. A população ribeirinha está prejudicada. Uma obra caríssima e começando a ter desgaste acima do normal”, afirmou Cajó. Em alguns pontos, as árvores dentro do canal têm mais de um metro de altura.

As águas da Transposição começaram a chegar na Paraíba no Eixo Leste no dia 08 de março de 2017. A obra, que foi iniciada na gestão do ex-presidente Lula (PT) e concluída com o ex-presidente Michel Temer, prometia garantir a segurança hídrica para cerca de um milhão de pessoas que seriam beneficiadas com o projeto, contemplando 35 cidades da Paraíba e de Pernambuco.

As águas da Transposição abastecem Campina Grande e mais dezoito cidades do Estado, através do Açude de Boqueirão. Na época em que foi inaugurada a obra retirou o açude, que estava com 2,9% da capacidade, de um colapso iminente. O Eixo Leste é composto por 217 km. São seis estações de bombeamento, cinco aquedutos, um túnel e 12 reservatórios.

Foto: Edvaldo José

MPF e MPE acompanham obra

Desde 2017 o Ministério Público Federal vem acompanhando, juntamente com o Ministério Público Estadual, a manutenção das obras do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco – através do Inquérito Civil nº 1.24.004.000005/2017-61. “O MPF pedirá informações ao Ministério do Desenvolvimento Regional sobre as supostas rachaduras e mato no canal, caso os fatos cheguem ao conhecimento do órgão”, afirma em nota o MPF.

Outro lado

O blog procurou o Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável pela gestão da obra da Transposição, mas até agora não obteve resposta sobre a situação do canal.

12 Comente Sem bombeamento, Transposição do São Francisco tem rachaduras e plantas no concreto

  1. Maus uma triste estoria dentro da historia recente de desmandos no Brasil.Falta agora ainda completar o outro eixo que irá, talvez, ate o Ceara….

  2. Devem completar, isto sim, o eixo que irá até o Ceará…

  3. Angel Disse:

    Uma dó não ter cadeia para os responsáveis desse descaso!

  4. Angel Disse:

    São recursos de IMPOSTOS suados jogados na vala, sem serventia!
    #CADEIA para os corruptos
    MDS Responda JÁ! Ou estão cometendo desídia. Se não trabalham não podem receber seus salários altíssimos.

  5. José de A. Medeiros Disse:

    É fazer o Eduardo Bolsonaro saber do abandono do canal da transposição pra ele o senador publicar como mais um feito da administraçao do pai presidente.

  6. Francisco Disse:

    É um verdadeiro descaso do governo Federal com uma obra carrissima que foi feita no governa Lula e Dilma. Talvez até por isso nós Nordestinos e campinenses estamos pagado por este verdadeiro crime. É preciso punir os responsáveis por isto. Coisas do Brasil infelizmente.

  7. Francisco Eumenes Martins Disse:

    É um verdadeiro descaso do governo Federal com uma obra carrissima que foi feita no governa Lula e Dilma. Talvez até por isso nós Nordestinos e campinenses estamos pagado por este verdadeiro crime. É preciso punir os responsáveis por isto. Coisas do Brasil infelizmente.

  8. isso é uma pará os políticos fazem as obras e depois larga para lã a transposição das águas e não fazem a manutenção que precisa mas não e só neles que eles pensam e o povo que se danem

  9. Não é benefício nenhum acabar com a seca no nordeste, muita gente se beneficia com isso, menos os nordestinos.

  10. Geova Disse:

    Dificilmente tem uma obra do PT que não foi superfaturada. Esta é mais uma delas e o resultado é isso aí a péssima qualidade da obra.

  11. Joacil Gomes de Meneses Disse:

    Caso o eixo leste da transposição do São Francisco não houvesse sido concluído, a população de Campina Grande teria passado por um sofrimento jamais experimentado em outras épocas, pela absoluta falta do precioso líquido. A culpa não é do PT. O mérito é que é do PT !

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *