Vários desafios, agradecimentos e um até breve

Em junho de 2014, assumi uma coluna política na versão impressa do Jornal da Paraíba. Recebi com muita surpresa e entusiasmo o convite da direção da Rede Paraíba de Comunicação.

Era uma aposta, um desafio, um passo importante na minha carreira de repórter e apresentador da TV Cabo Branco. Acompanhar os fatos políticos diários, os bastidores, as entrelinhas dessa seara, interpretar movimentos e consolidar fontes eram os desafios.

Passear entre opinião, informação e interpretação exigiu fôlego e força que só fazendo, praticando, percebi que possuía.  Claro que não faltaram amigos, críticas, alertas e diálogos para buscar o melhor todos os dias. Nem sempre ele vinha, mas a certeza de que era preciso seguir em frente acertando e errando.

Em 2016, outro desafio, também enriquecedor: trocar a coluna diária do impresso, com notas e análise, por um blog na rede. Não havia mais deadline, fechamento de página. A facilidade para escrever, postar e ver a repercussão foi, nesse meio, muito surpreendente. Mas também um trabalho incrivelmente desafiador.

Somos escravos da rapidez, do desejo de escrever e postar a qualquer hora, de opinar e interpretar para o agora. Cabeça e coração não se contentam com um “post frio”. A internet nos exige algo da hora. O leitor nos exige capacidade de ser o melhor em um espaço de tempo cada vez menor.

Apesar da vontade de continuar, é hora de dar uma parada.

A partir desta segunda-feira (24),  as postagens no blog ficarão suspensas temporariamente. Por enquanto, o prazo é indeterminado. Vou precisar me afastar para fazer uma parte do doutorado em Comunicação da UFPE no exterior (6 meses) e não terei condições de acompanhar com afinco a política paraibana e a nacional e, aqui, noticiar, analisar ou opinar.

É hora de mergulhar num projeto acadêmico e concluir essa fase.

Agradeço aos leitores assíduos, àqueles que davam uma passadinha, os que concordavam e discordavam com meu olhar. Que bom que pude ser respeitado e respeitei opiniões nesse processo de escrita e de interpretação do mundo da política.

Agradeço ao diretor-presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos, e a Guilherme Lima, meu único superintendente em nove anos de casa,  pela confiança e várias oportunidades. Pude fazer o melhor, com a liberdade editorial que todo jornalista/colunista luta e deseja, com a possibilidade de ser plural, justo, crítico e responsável.

Agradeço ainda aos vários editores e colegas com quem compartilhei a angústia e a alegria da escrita.  Muito obrigado.

Um novo desafio está posto, depois de outros tantos que enfrentamos juntos. Eu aqui, escrevendo, e vocês aí, exigindo-me sempre o melhor. Deixo meu obrigado e um até breve.

2 Comente Vários desafios, agradecimentos e um até breve

  1. Adauto Brito Disse:

    Caro amigo, lhe desejo todo sucesso na nova caminhada, tomara que quando voltares ainda exista democracia.

  2. Thiago Lucena Disse:

    Laerte, perderemos uma grande leitura. Responsável, imparcial, inteligente. Porém, sei que você vai voltar melhor ainda. Avante amigo!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *