Campina Grande é a 18ª cidade do Brasil em qualidade de saneamento básico

Jhonathan Oliveira

Campina Grande está entre as 20 melhores cidades do país em qualidade de saneamento básico. O dado é do novo Ranking do Saneamento Básico do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta segunda-feira (20). A ‘Rainha da Borborema’ subiu onze posições, em comparação com o levantamento de 2016, e aparece na 18ª colocação.

Desempenho de Campina Grande no ranking é muito superior ao de João Pessoa (Foto: Leonardo Silva)

O ranking é elaborado desde 2009 e usa dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades. A pesquisa avalia a evolução dos indicadores de água, esgotos, investimentos e perdas de água nas 100 maiores cidades brasileiras. O mais recente foi elaborado com números de 2015.

De acordo com o ranking, Campina Grande obteve uma nota total máxima de 8,29. Em 2016, o índice tinha sido de 7,65, deixando o município na 29ª posição. Vale destacar, inclusive, que a cidade paraibana é a segunda melhor da região Nordeste, ficando atrás apenas da baiana Vitória da Conquista, que teve nota 8,65. A nota de Campina é mais alta que a de São Paulo, maior cidade do país, que aparece com 8,17.

Os dados apontam que Campina Grande tem 100% no atendimento total de água. Já com relação ao esgoto, o indíce de atendimento da cidade é de 88,28%, sendo que 100% é tratado.

João Pessoa cai no ranking

Além de Campina Grande, a outra cidade paraibana que aparece no ranking do Trata Brasil é João Pessoa. No entanto, o resultado da capital não foi muito bom, apresentando uma queda de oito posições.

Com uma nota total máxima de 6,80, João Pessoa ficou na 42ª colocação. No ranking do anterior, a cidade tinha alcançado 7,29, ficando na 34ª posição.

João Pessoa tem um desempenho melhor quando se leva em conta apenas as capitais. Ela é 9ª no país inteiro e a melhor da região Nordeste.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *