Marcela Temer participa de evento em CG na próxima segunda-feira

tmer

A primeira-dama do país, Marcela Temer, visita a cidade de Campina Grande, na próxima segunda-feira. Durante a manhã, por volta das 9 horas, ela acompanha o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que entrega equipamento para tratamento de câncer no hospital da Fap – Fundação Assistencial da Paraíba.

O equipamento é um acelerador linear e o custo é de cerca de R$  9 milhões.  De acordo com a secretária Luíza Pinto, da Saúde, o novo acelerador é uma conquista histórica para o Município e vai duplicar o número de atendimentos realizados no setor de radioterapia, diminuindo o tempo de espera pelo tratamento. O Hospital da FAP é referência para Campina Grande e outras 165 cidades no tratamento oncológico na Paraíba.

A agenda segue com uma visita ao Nutes – Núcleo de Tecnologias em Saúde, na UEPB, que desenvolve, entre outras coisas, programas e dispositivos eletromédicos.

Depois do almoço, a primeira dama será recebida pela médica Adriana Mello, reconhecida por ser a primeira pesquisadora a estabelecer a relação entre o vírus Zika e microcefalia. O encontro será no hospital Pedro I. A deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) vai participar das visitas. A expectativa é que a médica fale um pouco do trabalho que é feito e também lembre das dificuldades que a equipe enfrenta na pesquisa.

Apesar de confirmar a agenda, a assessoria da primeira-dama não descartou alterações.

O acelerador

O equipamento é fruto do programa para expansão do tratamento oncológico, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e será o primeiro do país a entrar em funcionamento através desse programa. O segundo será entregue, nos próximos dias, em Feira de Santana (BA).

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *