Gilmar e Lewandowski batem boca no STF e “desabafam”; veja vídeo

Os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, protagonizaram uma cena tensa na noite desta quarta-feira (16) durante julgamento de mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Esquentou quando Lewandowski disse que Mendes havia levantado uma “questão política” quando criticava o governo por aumentar verbas para o programa e só cortar após o fim da disputa eleitoral. Mendes disse se Lewandowski não iria “censurar” seu voto.

“Há essa elevação significativa de valores num ano. Veja, nós saímos de R$ 5 bilhões de gastos em 2013, vamos para R$ 12 bilhões em 2014 e aí se diz ‘não tem dinheiro’. Veja, isso tem nome”, afirmou Gilmar Mendes.

“Mas isso é uma constatação de natureza jurídica, que vossa excelência está fazendo. Isso é uma crítica que vossa excelência está fazendo, que data vênia, não tem nada a ver com o que nós estamos discutindo aqui”, disse Lewandowski, rebateu.

Após deixarem o mérito da questão de lado, começaram a falar o que parecia estar entalado na garganta de ambos. Gilmar Mendes faz uma referência a decisão de Lewandowski que fatiou a decisão do impeachment, beneficiando Dilma com a manutenção dos direitos políticos. Lewandowski, por sua vez, questionou os posicionamentos “partidários” e declarações polêmicas do ministro Gilmar Mendes.

Veja vídeo da discussão

O julgamento

O STF estava julgando se mantinha ou não a exigência de 450 pontos no Enem para novas adesões ao Fies. Na sessão, a maioria dos ministros manteve a exigência de nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes pedirem pela primeira vez financiamento do Fies, conforme mudança nas regras do programa estabelecida em novembro pelo MEC. O STF, no entanto, proibiu aplicação das novas exigências para renovação de contratos antigos.

Comente Gilmar e Lewandowski batem boca no STF e “desabafam”; veja vídeo

  1. Gilmar Santos da Silva Disse:

    Esse Gilmar Mendes é Um picareta. Indigno de ser ministro sio STF. Totalmente parcial quando se trata do PT, Dilma e Lula. Agora quando se trata do Michel LIXO Temer ou do PSDB ele tem uma verdadeira diarreia mental

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *