Ministro da Fazenda recebe o governador Ricardo Coutinho nesta terça-feira

meirelles

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vai receber o governador Ricardo Coutinho nesta terça-feira (08). O encontro está registrado na agenda oficial do ministro às 15 h.

Entre os assuntos da pauta do encontro está o rebaixamento da nota da Paraíba, feita pelo Tesouro Nacional, que impede o Estado de contrair empréstimos. O rebaixamento foi feito porque a PB já ultrapassou o limite prudencial de gastos com pessoal: um comprometimento de 64% da Receita Corrente Líquida. O teto é 60%.
O governador deve falar das dificuldades que o Estado enfrenta sem os empréstimos, sem investimentos e lembrar que mais R$ 400 milhões já foram contratados com o Banco do Brasil e Banco Mundial, dependendo, apenas, do repasse.

RC, se fizer o que falou aqui, vai contestar a metodologia de análise do Tesouro e lembrar que a Paraíba tem, segundo o Planejamento, um endividamento pequeno e capacidade de pagar dinheiro emprestado.

Repatriação

Vale lembrar ainda que semana passada o governo do Estado entrou com ação no Supremo contra União reivindicando mais uma fatia do bolo de recursos repatriados. O valor da PB ainda não foi divulgado, mas a partilha é do valor repatriado sem a multa. O governo entende que parte da multa deve estar incluída. Por isso, já está cobrando.

 

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *