Sem aval de vereadores, prefeito do Sertão não consegue pagar salários atrasados e fornecedores

catole

Há muito prefeito sonhando que apareça algumas moedas “no cofre” para se livrar de salários atrasados e pagar algumas contas.

Em Catolé do Rocha, no Sertão, dinheiro não é problema.

O prefeito  reeleito da cidade, Leomar Maia (PTB), tem recurso para pagar os vencimentos atrasados de centenas de servidores, mas para quitar as dívidas, precisa de uma autorização.

A Câmara tem que dar um aval  num pedido de suplementação orçamentária. A suplementação é de cerca de R$ 14 milhões.

A questão é que, desde a semana passada, parlamentares de oposição e aqueles que perderam a disputa nas urnas, segundo os moradores e governistas, estão manobrando e impedindo a votação da mensagem enviada pelo gestor.

A alegação deles é que Leomar Maia não deixou claro como o dinheiro será utilizado. Catolé do Rocha tem 11 vereadores, nove são da oposição.

Entre eles, o presidente da Casa, Themystocles Barreto (PR). De acordo com Barreto, para pagar os atrasados, o prefeito só precisa de R$ 5 milhões e, por isso, o gestor precisa dar mais detalhes sobre a aplicação do restante do dinheiro.

Outro vereador da oposição é Ari da Sacuta, do PHS . Ele afirma, sem titubear, que se depender dele será “suplementação zero”.

Sessão

Ontem (07), dezenas de moradores e servidores com salários atrasados ocuparam a Câmara e protestaram do lado de fora do prédio. Estava marcada uma sessão extraordinária para votar o projeto, mas depois de muita confusão e tumulto, a sessão foi adiada. Semana passada, num primeiro encontro para votar a matéria, um parlamentar pediu vistas.

Dívidas

A prefeitura alega que além de pagar os salários atrasados, a suplementação é para quitar dívidas com fornecedores de merenda escolar, transporte e com médicos especialistas, que não estão indo trabalhar. Aliás, alguns médicos que não tinham garantia de receber já pediram para sair. No hospital da cidade, por exemplo, não tem urologista, mesmo o município engajado na campanha novembro azul.

Veja reportagem de Felipe Valentim, da TV PARAÍBA, exibido no Bom Dia Paraíba desta terça-feira (08)

Foto: Internet/Vicente Queiroz

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *