Dos 17 candidatos a prefeito do PT na PB, um foi eleito; PSB recebeu o maior número de votos

Dos 17 candidatos a prefeitos do PT na Paraíba, apenas um foi eleito: Olivânio Dantas, de Picuí. Quem também não foi bem nas urnas foi o PT do B. Dos 16 prefeitáveis só dois obtiveram sucesso. O Psol foi às urnas com 15 nomes, mas nenhum foi eleito. Já o PSC esteve na disputa com 12 candidatos e três comemoraram a vitória.

Entre os partidos que estão entre os “grandes” no cenário político atual, o PSB foi que mais apostou. Foram 119 candidatos e 53 eleitos. O maior número no Estado. Considerando os candidatos eleitos e não eleitos do partido, o PSB recebeu quase 600 mil votos (592.480), o melhor resultado entre as legendas. Apesar do sucesso na “contabilidade geral”, o PSB perdeu prefeituras em cidades centrais e mais influentes.

O PSDB foi o segundo partido com os candidatos que mais receberam votos: 409.429 (considerando eleitos e não eleitos). Foram 36 prefeitos eleitos dos 64 que concorreram. Neste caso, destaque para as vitórias nas cidades de Guarabira, Patos, Campina e Santa Rita. Com a política de alianças, os tucanos também ficaram na frente com o maior número de vitória dos aliados.

O PMDB disputou na cabeça de chapa 78 prefeituras e fez menos da metade, 31. Apesar do número de eleitos abaixo dos 50%, a legenda foi a terceira em número de prefeitos consagrados e em números de eleitores que votaram em candidatos da legenda.

Por causa da vitória na capital, o PSD, apesar de ter feito menos prefeituras que o PMDB, recebeu mais votos. Foram 374.074 contra 345.147 dos peemedebistas.

Veja mais números abaixo. Clique na tabela para ampliar.

partido-prefeito-01 partido-prefeito-02

Fonte: TSE

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *