67% acham governo de RC ótimo ou bom, mas “transferência de votos” não é automática

Vai saber o que se passa na cabeça de eleitor. Mas o fato é que por esses números do Ibope, o governador Ricardo Coutinho (PSB), apesar de ter uma gestão considerada ótima/boa por 67% dos entrevistados, não conseguiu transformar essa aprovação em votos “automaticamente” para sua aliada Cida Ramos (PSB). E essa ainda é uma aposta no campo girassol.

Ricardo Coutinho é peça chave no guia eleitoral da socialista. Está presente em, praticamente, todas as inserções e em todos os programas de rádio e de televisão. Aliás, em alguns, Cida nem aparece, nem fala. Claro que isso pode mudar, mas, por enquanto, o efeito “overdose de RC” é menor do que se projetava. Talvez, menor do que o esperado. Pelo menos não está expresso nesses números.

Os dados mostram, ainda, que 23% acham o governo regular, 6% péssimo e 3% ruim; 2% não sabem ou não opinaram.

Em comparação

Comparando com a última pesquisa, RC aumentou a aprovação. Em 24 de agosto, 61% achavam o governo ótimo ou bom. Talvez o efeito de obras inauguradas agora no período eleitoral, como a duplicação da avenida Cruz das Armas. A ideia é ajudar Cida, mas pode ser que o eleitor esteja separando “as coisas”. Difícil saber.

Algo (talvez óbvio) pode-se concluir: nem todo mundo que aprova Ricardo vota em Cida, de acordo com os números.

Dados da pesquisa

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de setembro de 2016. Tamanho da amostra: foram entrevistados 602 eleitores. Margem de erro: a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. Solicitante: pesquisa contratada por TELEVISÃO CABO BRANCO LTDA. Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB-09606/2016.