Só 6 dos 465 atletas olímpicos são paraibanos: um reflexo da falta de incentivo

atletas paraibanos

Passando só para registrar que a representação da Paraíba nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro é o reflexo nítido da falta de incentivo do poder público e da iniciativa privada no esporte paraibano. Mostra como nosso esporte e nosso atletas são tratados. Não acredito, em hipótese alguma, que seja pela falta de talento.

Uma representação mirrada. São apenas seis guerreiros, Kaio Márcio (natação), Maíssa Pessoa (handebol), Kleber Ramos (ciclismo) Douglas Santos (futebol), Andressa Oliveira (atletismo -lançamento de disco), Jailma Sales de Lima (atletismo 400 metros rasos) . Lembrando que todos eles precisaram ir embora para treinar longe daqui, afinal, ninguém vive apenas de apoio moral.

Um problema que nasce na escola, com total falta de infraestrutura e apoio na maioria delas; passa pela fase de profissionalização, com poucos (ou quase nenhum) espaços adequados para treino; além de programas de financiamento que não são levados a sério e recebem cortes na primeira oportunidade.

De quebra, empresas desconfiam dos resultados que podem ter com patrocínio de atletas, inclusive para aqueles que já mostraram potencial para crescer; os governos não dão força, não criam mecanismos de incentivo claros e eficazes, não avalizam o talento dos atletas. Chegar numa olimpíada para o atleta paraibano é um sonho quase impossível.

Em resumo, dos 465 brasileiros olímpicos, apenas 6 são paraibanos e não podemos deixar de refletir sobre isso. Uma parte esmagadora nasceu no Sudeste do país.

Vila Olímpica

Antes que alguém fale da Vila Olímpica de JP, um espaço maravilhoso, é bom ressaltar que foi inaugurada recentemente depois de anos de abandono. Um único local de primeira linha, num Estado com mais de 3 milhões de habitantes. Não custa lembrar também que uma estrutura como aquela é essencial, mas para formar um atleta olímpico é preciso muito mais.

 

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *