Copa do Nordeste 15:03

Confira a matemática do Treze para passar de fase na Copa do Nordeste

Por Pedro Alves

A partida entre ABC e 4 de Julho-PI, na noite dessa quarta-feira, normalizou a tabela da Copa do Nordeste. Agora todo mundo tem sete jogos disputados. O empate do time potiguar com o clube piauiense, inclusive, foi bom para o Treze, pois segurou o 4 de Julho-PI e deixou a matemática do Galo um pouco menos difícil. O time paraibano chega na última rodada vivo e com chances de classificação. O Alvinegro encara o Sport, no Amigão, às 16h do sábado. 

 

Antes de ir aos números, vale destacar que a primeira missão de Marcelinho Paraíba como técnico já está bem feita. O Treze chega na rodada derradeira da Copa do Nordeste com chances de classificação. E isso já é ótimo para o nível de investimento do clube e a ausência de estrutura financeira que se vê ainda no time. Já na atual temporada, por exemplo, o Galo atrasou salários. 

 

Apesar disso, Marcelinho levou o Alvinegro a uma campanha de duas vitórias, dois empates e três derrotas. Oito pontos somados e algumas partidas interessantes na temporada, como contra o Fortaleza, pelo Nordestão, e contra o América-MG, pela Copa do Brasil

Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze

 

Agora vamos à calculadora. O Treze tem oito pontos, como já dito. Está a dois do G-4 do Grupo A. O que, portanto, lhe obriga a vencer o seu jogo, diante do Sport, na última rodada. Um Sport já eliminado, é bom lembrar. Que talvez poupe titulares. 

 

Dito isto, que o empate não serve, além de vencer o seu jogo, o Treze precisa torcer. Para que pelo menos uma de duas possibilidades se concretizem. E quais são elas? Vencendo seu duelo, naturalmente, o Galo passa de fase se o Sampaio Corrêa não vencer o CSA, no sábado. O jogo é no Maranhão. Mas o Azulão joga pressionado. Se não ganhar, pode ser eliminado do torneio. Se o Sampaio empatar, empataria com o Treze em número de pontos, mas o Galo teria uma vitória a mais, o que daria a vaga ao time paraibano. Se perder do CSA, a Bolívia será superada pelo Treze em pontos.

 

Se isso não acontecer, aí o Treze ainda tem mais uma bala no cartucho. Fazendo sua parte contra o Sport, o Alvinegro Serrano ainda chega ao mata-mata, caso o Bahia perca do ABC. O duelo é em Salvador. O ABC está a um ponto da zona de classificação do Grupo A, pode passar com um empate, mas as chances de avanço de fase aumentam se o time surpreender o Bahia e ganhar. 

 

Se houver empate entre ABC e Bahia é possível o Treze superar o Bahia? É! Mas é melhor não contar com esse cenário. Isso porque se isso ocorrer e o Galo fizer a sua parte de vencer o Sport, Treze e Bahia empatariam com 11 pontos e também no número de vitórias, que seriam três para cada lado. A vaga, então, seria definida no saldo de gols. E aí, hoje, o Bahia tem seis de saldo, enquanto o Galo tem três negativos. Tirar essa diferença de nove é quase impossível. Foco, então, no que é palpável. Ainda dá para o Galo!

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *