Executivo 7:38

Nova rodada do auxílio emergencial começa a ser paga nesta terça; veja calendário

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

 

Com quatro meses de atraso e com o valor bem mais abaixo do anterior e muito aquém do necessário, a nova rodada do auxílio emergencial do governo federal começa a ser paga nesta terça-feira (6). Em todo o país são cerca de 45,6 milhões de brasileiros que estão aptos a receber o benefício, que dessa vez varia entre R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O valor será um socorro para quem ficou sem emprego e renda durante a pandemia, sem sombra de dúvidas. Mas, como o Conversa Política já calculou, ele só paga 51,59% da cesta básica em João Pessoa, por exemplo., isso sem considerar outros gastos envolvidos na alimentação como gás de cozinha, água e energia elétrica.

Outra mudança que complica a vida de quem está dependendo de um auxílio do governo nesse cenário de pandemia é que dessa vez o auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Além disso, também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Quem recebe

O calendário de pagamentos foi divulgado pelo governo na semana passada. Hoje começam a receber os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em janeiro.

O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do programa social.

 

Confira os calendários do novo auxílio emergencial:

 

 

*Com informações da Agência Brasil

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *