Covid-19 22:02

Mais de 450 profissionais são convocados para atuar nos hospitais referência Covid-19 na PB

Por LAERTE CERQUEIRA

Foto: Silvio Avila/AFP

Em uma das fases mais críticas da pandemia do novo coronavírus aqui na Paraíba, a Secretaria de Saúde (SES) do Estado iniciou a convocação de 456 profissionais de saúde, que vão atuar nos hospitais referência para atendimento a pacientes com Covid-19. Em algumas unidades, o clima é de esgotamento, cansaço físico e mental e de espera por ajuda.

A convocação está no Diário Oficial do Estado, deste sábado (27). É o 5º chamamento público e a apresentação deve acontecer na segunda (01) e terça-feira (02).

Segundo o secretário executivo Daniel Beltrammi, os profissionais vão suprir a a necessidade com a abertura de novos leitos prevista no Plano Estadual de Contingência para o Coronavírus.

“Fica a lição de que o leito é para quando não há mais jeito de prevenir o problema. Usar máscaras, manter o distanciamento social e não aglomerar continuam sendo as principais ferramentas de prevenção contra o coronavírus”, afirmou.

Serão abertos em março, no total, 82 novos leitos, sendo 52 de terapia intensiva e 30 leitos de enfermaria distribuídos por todo o Estado.

Entre os 456 profissionais selecionados, estão:

-enfermeiros;
-técnicos de enfermagem;
-fisioterapeutas;
-serviços gerais;
-assistentes sociais
-assistentes de farmácia
-farmacêuticos;
-psicólogos;
-técnicos de informática;
-maqueiros;
– e nutricionistas.

Semana que vem, deve sair um edital de seleção também para médicos.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, os profissionais contratados vão atuar nas seguintes unidades:
Hospital Metropolitano (que possui 10 novos leitos de UTI); Maternidade Frei Damião (que tem 7 novos leitos de UTI e 25 de enfermaria), Hospital Regional de Cajazeiras (com 15 novos leitos de UTI e 5 enfermarias) e Hospital de Clínicas de Campina Grande (que tem 20 novos leitos de UTI).

Com informações da Ascom/SES/PB

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *