Covid-19 22:07

Decreto com restrições será inevitável em João Pessoa e primeira versão deve sair em breve

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

Foto: Julio Viana/Arquivo pessoal

A realidade está se impondo. Os resistentes às medidas mais restritivas, em João Pessoa, começaram a ceder. Na prefeitura, autoridades se dividem entre fortalecer a conscientização e começar a tomar atitudes mais duras nas próximas horas. No governo estadual, prevalece o pensamento que é hora de endurecer para evitar um colapso no sistema. Um novo decreto municipal já está com texto pronto, sendo analisado pelo jurídico.

Decreto vai fechar orla e impor ‘toque de recolher’ em João Pessoa para conter covid-19

Alvos

E alguns alvos estão definidos, segundo relataram fontes ao Conversa Política. Estacionamento na orla, diminuição de mesas em bares e restaurantes, suspensão de eventos particulares, nada de shows ou espaços pra danças. Na lista, pode entrar ainda praias, parques, escolas, igrejas. Tudo vai depender do resultado das ações implementadas na estrutura do sistema de Saúde, neste fim de semana.

Novos leitos

A prefeitura de JP anunciou parceira com o governo da PB para aumentar o número de leitos: mais 150 (Hospital Santa Isabel, Pronto Vida, HU). As Upas dos Bancários e Jardim Oceania voltaram a ser exclusivamente Covid. Medidas que irão refletir na porcentagem de ocupação, mas a gravidade da situação continuará presente, se o comportamento não mudar nas ruas, dizem as autoridades.

Preocupação de autoridades

Lateral de uma das cinco ‘UTIs Covid’ do Hospital da Unimed-JP: todas estão em lotação máxima.

Os leitos públicos e privados lotaram e a perspectiva nos próximos dias é de uma “leva” nova de contaminação. A projeção epidemiológica fez nascer um medo de um colapso. Hospitais privados já cogitam mandar pacientes para o sistema público.

Neste sábado, um novo boletim registrou 1.349 casos. Nos últimos dias, a quantidade de mortes variou entre 13 e 22. Municípios voltaram à bandeira vermelha, outros tantos regrediram para a laranja.

Resultado: autoridades de Saúde expõem preocupação, o governador João Azevêdo foi às redes sociais alertar. “A adoção de medidas mais restritivas ou não dependerá muito do apoio de todos”, afirmou.

Em conversas reservadas, médicos, fisioterapeutas, diretores de hospitais relatam que a situação pode ficar insustentável.

Nova fatura 

Para piorar, quem está esgotado, física e psicologicamente com o que vê, a cada hora nos hospitais, tem certeza que nos próximos dias vai chegar a fatura da incompreensão da real gravidade do momento, do clima de verão, das praias cheias, das aglomerações domésticas, dos carnavais clandestinos, dos casamentos com centenas de convidados.

Neste sábado, o prefeito Cícero Lucena gravou um vídeo falando da preocupação com o aumento de casos de Covid-19 em João Pessoa e com a lotação de leitos de hospitais públicos e privados. Cícero pede conscientização da população.

Nas redes sociais, o pneumologista Alexandre Araruna alertou sobre o perigo da nova cepa do coronavírus, que contamina com mais velocidade, atingindo os mais jovens. Ele também  falou sobre a lotação das UTIs e sobre a exaustão dos profissionais que estão na linha de frente. O médico pede medidas mais duras das autoridades e faz um apelo à população.

Outros médicos estão sendo convocados a publicar seus depoimentos para conscientizar as pessoas.

 

 

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Laerte Cerqueira
    Marcos Antonio Nunes

    Bom dia o q eu tenho pra fala para vcs jetores é q vcs tem q tomar medidas mais pesada pq a população não está nem aí com a covd 19 então é só vcs mesmo q pode da um jeito nisso os shoppings estão lotados todos os dias e pq vcs não toma uma providência

    • Avatar for Laerte Cerqueira
      Souza

      O governo federal e municipal está ponderando muito a um Lockdown e toque de recolher a todos, estamos vendo aí a doença só aumentando, e na questão da vacinação, já poderia entrar na idade dos 80anos acima, pois é público também tem doenças crônicas e cormobidades. Vamos agir.

    • Avatar for Laerte Cerqueira
      Fabio

      Primeiro, aprende a escrever idiota. Tu deve ser funcionário público né, pede para que as medidas sejam aplicas em tua casa!

  2. Avatar for Laerte Cerqueira
    Medeiros.

    Não esqueça de incluir Academias, o ambiente fechado e as pessoas teimam em maio usar a máscara de forma correta. Fica no queixo e qdo alguém pede para colocar direito, é confusão na certa.

  3. Avatar for Laerte Cerqueira
    Erica

    Não esqueça também de verificar todos os bares tanto nas praias como nos bairros. Um absurdo de bebidas e aglomerações.

  4. Avatar for Laerte Cerqueira
    Sheilla Correia

    Deveriam aplicar multas pra quem nao atender as normas de seguranca do novo normal e usar a guarda municipal pra isso, seria bom pra todos se nada fechar.
    Reducao de horarios em estabalecimentos comerciais, mas nao fechar, voces estao queremdo o caos no pais, existem outras solucoes.

    • Avatar for Laerte Cerqueira
      Diniz

      Não concordo com redução de horários, isso aumenta ainda mais as aglomerações.

  5. Avatar for Laerte Cerqueira
    Tercila

    E as escolas? Professores que não foram vacinados, sendo exposto só vírus. Sem falar nas crianças, porque criança também estão sendo contaminadas. Vão atrás de ver nos hospitais os casos de crianças hospitalizadas por covid.

  6. Avatar for Laerte Cerqueira
    Solange Santos

    Bom dia !acho q devereiam ser tomadas puniçoes tambem para os meios de transportes principalmente na linha de onibus do valentina o 120 passa a cada duas horas super lotado absurdo isso

  7. Avatar for Laerte Cerqueira
    JEAN PEREIRA DE CASTRO

    Mais tratamento precoce e menos lockdown. A economia do país não aguenta mais essa loucura de fechar tudo sem comprovação científica.
    Campanha pela vida. Cada um cuida da sua.

    • Avatar for Laerte Cerqueira
      José Nogueira

      O que está comprovado cientificamente é que não existe tratamento precoce e que não existe saída individual dessa crise.

      • Avatar for Laerte Cerqueira
        Cyn

        Pois é, mas o pior gado é aquele que não quer ver.

      • Avatar for Laerte Cerqueira
        Rafael

        Me manda aí a comprovação científica … Me prove com fatos , ou vc é mais um papagaio que só sai repetindo o que escuta ?

      • Avatar for Laerte Cerqueira
        Lanne

        Problema mesmo está as pessoas que precisam trabalhar de ônibus , então j,a tem o imenso problema de terem demitido os cobradores com a ganância de ganhar mais ao os motorista exercem DUPLA FUNÇAO , atrasa ps ônibus , demoram muito mais , diminuem as frotas e os ônibus super lotados coladas e em Pe umas aos lado das outras que não sabem nem o que tem
        Aí esses infelizes empresários que andam de carros com ar condicionado e importados não estão nem aí pra a população
        Não acabam com o monopólio familiar ne PREFEITO E EX PREFEITOS ….

  8. Avatar for Laerte Cerqueira
    Rafael

    Nas eleições tava tudo liberado né ?
    Por que foi desativado o hospital de campanha ? Pq não foram aumentados os leitos? E os respiradores que nunca chegaram ? Bando de ladrões agora querem restringir a liberdade do povo , sugiro aos empresários que deixem de pagar os impostos .

    • Avatar for Laerte Cerqueira
      Norma

      Vejam também a situação nos transportes públicos. Não temos ônibus e nisso causa uma super aglomeração.

      • Avatar for Laerte Cerqueira
        Laerte Cerqueira

        Pode deixar, Norma. Vamos entrar nessa discussão. Obrigado

    • Avatar for Laerte Cerqueira
      Nino CT

      Show, isso foi bem dito…

    • Avatar for Laerte Cerqueira
      Regina

      Os idosos devem ter prioridade máxima. Depois, outras categorias. Acho tbm que deveria cobrar multas para quem está sem máscara na rua e um cadastro abdicando de uso leitos nos hospitais públicos e privados, se precisarem.

  9. Avatar for Laerte Cerqueira
    Tuca

    Acredito que as medidas de contenção devem começar nós campos mais desnecessários, que tbm são os que juntam mais pessoas: shoppings, praias, barzinhos, festas,
    Acredito que escolas, seguindo todo o protocolo, deveriam continuar funcionando ,pois são serviços essenciais, nenhum outro país ficou tanto tempo sem aulas quanto o Brasil

  10. Avatar for Laerte Cerqueira
    Vilma. Jeane

    Tem que haver medidas mais severas sim, pq infelizmente as pessoas só acreditam que o vírus mata quando acontece com um parente próximo. Fechar tudo não, mas restrições máximas sim, para a segurança de todos.

  11. Avatar for Laerte Cerqueira
    Nilton

    Quem não quer ficar doente,fica em casa.Quem ganha bem,fica em casa,divida seu salário com teu vizinho e fica em casa,vc não precisa comer e nem pagar suas contas,fica em casa,deixe a vida do pobre trabalhador e fica em casa.

  12. Avatar for Laerte Cerqueira
    THAINNARA

    INFELIZMENTE ESSA É A NOSSA REALIDADE NOS DIAS ATUAIS.
    INDIVIDUALISMO.
    NINGUÉM QUER SABER MAIS SOBRE O VIRUS…
    ESTA TIPO CADA UM QUE CUIDE DA SUA VIDA SEM PENSAR NO PROXIMO.
    AGORA ESSAS MESMAS PESSOAS QUE ESTAO FAZENDO AGLOMERAÇOES QUANDO TIVESSE DOENTE DEVERIAM ABRIR MÃO DOS LEITOS NOS HOPSITAIS.

  13. Avatar for Laerte Cerqueira
    MARIA DE FATIMA ALMEIDA

    As autoridades precisam se 7nir e fechar tudo .
    a população não tem consciência e não se cuida. só vai na força.
    é lookdown já.
    Salve quem quer viver.

  14. Avatar for Laerte Cerqueira
    Rafael

    Não entendo pq o pessoal do fique em casa continua saindo ….
    Pra que ir no supermercado? Pede por aplicativo .
    Lazer? Assiste televisão
    Não se exponha ao vírus mortal , use sua máscara de pano inútil e fique em casa

  15. Avatar for Laerte Cerqueira
    Antonia do Nascimento pinto

    Moro na Avenida Oceano Atlântico em intermares. Aqui a rua fica lotada de carro, praias cheias.
    Um monte de treller na orla muita gente aglomerado, pessoas que coloca tenda na praia e coloca um monte de prancha de surf e muita aglomeração…o mesmo faz luau na praia com 40, 50 pessoas e rola de tudo.
    Já liguei pra 190 já liguei pra prefeitura já liguei pra todos e niguem toma providência.
    Lovina sempre lotado e niguem faz nada.
    Então como a covid vai diminuir???

  16. Avatar for Laerte Cerqueira
    FILIPI AUGUSTO BATINGA SIMÕES

    Caso o poder público, não use da autoridade, sem medo dos efeitos negativos das medidas antipopulares seremos mantidos nessa realidade.

  17. Avatar for Laerte Cerqueira
    Geninha

    Valeu! Excelentes comentários. Acho que a polícia deveria entrar nessa, obrigando a população usar máscaras, principalmente na calçadinha da praia, muita gente caminhando sem máscaras!

  18. Avatar for Laerte Cerqueira
    Fábio faro

    Aqui em Lucena o Carnaval foi maravilhoso a grande maioria sem máscara, teve até show na praia foi tudo liberado, aglomeração nem se fala. Cadê as autoridades que não vêem isso acontecer ?
    E aqui em Lucena contínua do mesmo jeito aglomeração e festas finais de semana. Infelizmente o Brasileiro só aprende na base do cacete ou quando pesa no bolso, se morrer morreu né e assim que pensa o Brasileiro.

  19. Avatar for Laerte Cerqueira
    Maria de Fátima Almeida

    Que as autoridades respeite as vidas. Neste momento não podemos pensar na economia, mais sim na população do nosso estado . Espero que as medidas pensa na vida por uns dias. Academia, Igreja, escola igrejas, praias bares e restaurantes. De que adianta a economia está bem e o povo morrendo ?? Tem que colocar MUTAS !!!

  20. Avatar for Laerte Cerqueira
    Souza

    O governo federal e municipal está ponderando muito a um Lockdown e toque de recolher a todos, estamos vendo aí a doença só aumentando, e na questão da vacinação, já poderia entrar na idade dos 80anos acima, pois é público também tem doenças crônicas e cormobidades. Vamos agir.

  21. Avatar for Laerte Cerqueira
    Regina

    Os idosos devem ter prioridade máxima. Depois, outras categorias. Acho tbm que deveria cobrar multas para quem está sem máscara na rua e um cadastro abdicando de uso leitos nos hospitais públicos e privados, se precisarem.

  22. Avatar for Laerte Cerqueira
    Marcia napolitano

    Pois eu acho que fechando as coisas podem piorar… vamos ter consciência e a obrigação de máscaras fiscalização rígida e passar tbm olhar as igrejas que estão super lotadas que não tive como assistir … enfim , eh preocupante mais fechar não acho a melhor solução .

  23. Avatar for Laerte Cerqueira
    Maria Geralda pontes de moura

    Bom dia isso é um massacre aos mais fracos porquê só concordam com o fechamento são pessoas que tem condições financeiras pra ficar em casa e que também não se importam com os outros, nas eleições ninguém se preocupou com nada de tudo quem saiu prejudicada foi as escolas, os ônibus não circulam direito são todos lotados qual é? Estão pensando que não percebemos o quão sorrateiros estão sendo os que mandam e desmandam? Isso não passa de uma ditadura silenciosa, o vírus adora escola não é? Os outos lugares não! O político morreu! E foi enterrado com toda pompa! A pessoa humilde não tem direito nem a um velório familiar, por favor! Vocês querem é fazer lavagem cerebral nas pessoas…

  24. Avatar for Laerte Cerqueira
    Elza

    As escolas particulares tá explodindo o covid e vcs ficam se fazendo que não sabem de nada. Professores e crianças contaminados e levando pra casa pra matar o povo

  25. Avatar for Laerte Cerqueira
    Francisco

    O colégio Evolução fechou. O colégio Motiva Ambiental em Tambaú tem professores e muitos alunos contaminados e ninguém faz nada.

  26. Avatar for Laerte Cerqueira
    Mayse

    As igrejas estão sendo o local mais seguro! Onde todos respeita o destemidamente, onde todos usam máscara!
    O q tem q fechar eh locais onde não se usa máscara e não responda o isolamento, não eh a igreja não. PELO AMOR DE DEUS !
    Agente precisa da igrejaaaa de ir buscar a Deus pra não enlouquecer!!!!!!

  27. Avatar for Laerte Cerqueira
    Mayse

    As igrejas estão sendo o local mais seguro! Onde todos respeita o destemidamente, onde todos usam máscara!
    O q tem q fechar eh locais onde não se usa máscara e não responda o isolamento, não eh a igreja não. PELO AMOR DE DEUS !
    Agente precisa da igrejaaaa de ir buscar a Deus pra não enlouquecer!!!!!!!

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *