Cachaças paraibanas participam de grande festival gastronômico

Por Maurício Carneiro

Foto: Divulgação

 

O Festival Terroá vai destacar o trabalho de chefs renomados, nos dias 25 e 26 de janeiro, na Praia do Jacaré, em Cabedelo, Grande João Pessoa.

A cachaça é um destilado flexível que proporciona uma infinidade de opções para se sentir o seu sabor. A bebida, que pode ser descansada em mais de 30 tipos de madeiras, oferece liberdade para descobertas e combinações surpreendentes.

Quando envelhecida a cachaça traz o aroma e sabor amadeirado e fica perfeito para os doces caseiros como as compotas, trufas de chocolate ou cremes mais densos. Já a cachaça prata, ou branca, é perfeita para ser degustada com pratos leves e pouco temperados, como os frutos do mar, caldos e frutas em geral.

Por esse motivo a cachaça vem conquistando espaço, cada dia mais, nos corações e paladares de consumidores em geral e dos chefs de cozinha, em particular. Participando de festivais gastronômicos, feiras, simpósios e diversas outras iniciativas que buscam levar a experiência do consumo da cachaça a um novo e exclusivo patamar.

O Festival

Uma grande oportunidade para o público fazer algumas experimentações com a cachaça e diversos tipos de comidas diferentes é o Festival Gastronômico Terroá.

“Terroir é uma palavra francesa, sem tradução, que identifica um conjunto de características de um determinado território, que faz com que tudo que for produzido ali tenha características únicas. É o ponto de partida da identidade gastronômica de um lugar”, explica Marina Sá, idealizadora do Projeto Terroá. “As pessoas querem se nutrir de corpo e alma. Entender de onde o alimento está vindo, entender a cultura por trás de cada ideia apresentada pelos chefs. As pessoas gostam de estar na rua, comer e se divertir. E cada vez mais buscam experiências diferentes e explorar novos espaços. É isso que acreditamos”, complementa Marina Sá.

 

 Cachaça Presente

Faz falta

Como não poderia deixar de ser, as cachaças paraibanas estarão presentes no Festival. As Cachaças Baraúna e Matuta ocuparão os stands destinados ao nosso destilado nacional. “Estamos muito animados, pois será uma grande oportunidade de mostrarmos ao público as possibilidades de harmonização da cachaça com diversos pratos e comidas diferentes, indo além do que normalmente se pensa e se usa quando o assunto é a junção de cachaça com comida”, afirma Alexandre Rodrigues, Diretor Industrial da Cachaça Baraúna.

Os organizadores esperam que mais de três mil pessoas participem do Festival. O evento gastronômico traz sabores do mundo para nossa região e destaca o que temos de único e característico. Estão confirmadas mais de 30 marcas nesse evento contemporâneo, moderno e que coloca a Paraíba no cenário nacional de grandes projetos gastronômicos. Os melhores chefs da Paraíba e do Nordeste vão trazer técnicas e sabores criados especialmente para o Terroá.

A tudo isso somasse a excelente cachaça produzida por essas bandas e o resultado será uma completa e agradável surpresa.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *