2019: um ótimo ano para o negócio da cachaça na Paraíba

 

Cachaças paraibanas: destaque em 2019

Como tem ocorrido nos últimos tempos, estamos fechando mais um ano com muito boas notícias para o negócio da cachaça no Estado.

O reconhecimento do nosso produto, outrora restrito a uma ou duas marcas de cachaças brancas, hoje é evidenciado pelo país afora. São diversos rótulos, premiados em vários concursos nacionais e internacionais. Cachaças brancas, descansadas ou envelhecidas demonstram a maturidade, a diversidade e a qualidade de nosso destilado, dentro e fora do pais.

Premiações

Cachaça Pai Vovô, a mais premiada do Brasil

Em abril a Cachaça Nobre Mandacaru recebeu medalha de prata no Concurso Internacional de Destilados, em São Francisco,Califórnia.

Na Expocachaça, em junho, as cachaças Ipueira e Matuta foram agraciadas com medalhas de prata e ouro, respectivamente.

Em julho, no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil, as cachaças Gregório, Baraúna Premium Carvalho,  Cobiçada e Pai Vovô, também receberam medalhas de prata, ouro  e duplo ouro.

Na Cúpula da Cachaça 2019/2020, das 250 cachaças eleitas como as m,ais queridas do Brasil, pelo voto popular, 18 delas são paraibanas. 50 serão selecionadas para a seleção final, em março de 2020.

Destaque do ano

Como grande destaque do ano eu aponto a Cachaça Pai Vovô, produzida em Sousa, no sertão Paraibano. Além do duplo ouro no já citado Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil, ela venceu com duplo ouro  a Competição Internacional de Vinhos e Destilados na Inglaterra (abril). Duplo ouro no no Spirit Selection 2019, na China (junho). Medalha de ouro, em junho, no Superior Taste Award 2019, em Bruxelas.

Ipueira Carvalho na Expocachaça 2019

Essa foi, sem dúvida, a cachaça mais premiada da Paraíba em 2019 e estou certo de que foi, também, a mais premiada do Brasil.

 

Eventos

Além das premiações, os produtores paraibanos começam a se abrir para o resto do país, participando de feiras, eventos e exposições, o que aumenta a visibilidade das suas cachaças e abre espaço para negócios fora do Estado.

Assim, a Paraíba esteve presente, em 2019 , na Expocachaça (MG), além disso, participou do Salão Nacional da Cachaça, em Vitório (ES) e do Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil (SP). Nesses eventos foram  vários produtores, que, numa nova forma de trabalhar o negócio da cachaça, estão se unindo em associações ou em uniões independentes, com o objetivo de alavancar, divulgar e mostrar a boa cachaça produzida por essas bandas.

Saiba tudo sobre o mundo da cachaça na Paraíba acompanhando nosso Blog e a coluna Confraria do Copo, na Rádio CBN, toda 6a feira ás 10h15.
Perguntas para a coluna, no instagram: @mauriciocarneiro083

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *