O Cachaçólogo, o Cachacier e o Cachaceiro

Muita gente pensa que cachaçólogo ou cachacier são a mesma coisa, outras nunca nem ouviram falar, mas vamos aos conceitos:

O Cachaçólogo é o estudioso da cachaça. Uma pessoa para ser um cachaçólogo não necessariamente precisa ser um grande conhecedor das propriedades sensoriais da bebida ou ter as habilidades degustativas tão apuradas, mas deve ser um estudioso sobre a história, cultura e ciência da cachaça e ajudar a registrar e divulgar todo esse conhecimento sobre o destilado. Se formos fazer uma comparação, a figura do cachaçólogo está para a cachaça, assim como o enólogo está para o vinho.

Já o Cachacier ou Cachacista é um profissional especializado em cachaças e todos os assuntos relacionados a ela. É o profissional que orienta os clientes de um bar ou restaurante sobre como e qual cachaça beber, dando informações sobre harmonização. Conhece profundamente todas as etapas de produção da bebida, do plantio da cana-de-açúcar até o engarrafamento e distribuição. Conhece sobre envelhecimento e madeiras das cachaças. Possui grandes habilidades degustativas. Cuida da compra, armazenamento e seleção de marcas e elabora cartas de cachaças em restaurantes, bares e hotéis. Conduz palestras e degustações para o público e presta consultoria a produtores e distribuidores de cachaça. O cachacier está para a cachaça assim como o someleir está para o vinho.

Por sua vez, o termo “cachaceiro” muitas vezes é atribuído, de modo muito pejorativo, às pessoas que bebem de forma irresponsável e sem limites. Na verdade, de cachaceiros deveriam ser chamados (para que a palavra tenha o seu uso correto) os produtores de cachaça, já que o sufíxo latino “…eiro” denota “aquele que faz”, como: cervejeiro, ferreiro, padeiro, etc. O mais indicado para se referir aos que bebem excessivamente seria chamá-los de ébrios ou alcoólatras. Assim, para fecharmos as comparações, o cachaceiro está para a cachaça assim como o “chef” está para o prato.

Então, da próxima vez em que você se referir a alguém que bebe demais, deixe a pobre da cachaça fora disso.

comentários - O Cachaçólogo, o Cachacier e o Cachaceiro

  1. João Lins - Juazeiro-Ba Disse:

    Então Mauricio Carneiro é Cachaçólogo e Cachacista.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *