Dia Nacional da Cachaça

Sempre que chega essa data (21/05) eu preciso reforçar algumas informações, pois se faz  uma certa confusão acerca do dia 21 de maio como sendo o dia nacional da cachaça. Eu recebo (e agradeço) de vários amigos, mensagens sobre essa data, mas, a bem da boa informação, eu digo que há que se fazer uma correção: na data de hoje é comemorado o dia da cachaça mineira , a data se refere ao dia em que o então governador de Minas, Itamar Franco, assinou o decreto que regulamenta a produção de cachaça em Minas Gerais e também marca o início da safra no estado. Ela é comemorada desde 2001.

Já o dia Nacional da Cachaça é o dia dia 13 de setembro e foi escolhido em homenagem à data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661.
Essa legalização só foi possível após uma revolta popular contra as imposições da Coroa portuguesa, conhecida como “Revolta da Cachaça“, ocorrida no Rio de Janeiro.
Até então, a Coroa portuguesa impedia a produção da cachaça no país, pois o seu objetivo extinguir nosso destilado e o substituir pela bagaceira, uma aguardente feita com bagaços da uva, um subproduto da produção do vinho. A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), e foi instituído em junho de 2009, desde então, comemora-se o 13 de setembro como o Dia Nacional da Cachaça.

Então, parabéns às cachaças mineiras e toda a sorte do mundo para as cachaças de todo o Brasil.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *